Fabricação, Instalação, Conserto e Manutenção de Aparelho de Ar Condicionado no Sapopemba




O Motor de Portão PPA Mais Rápido do Mundo. Chega a abrir o portão residencial pequeno em até 2 segundos.

Ar Condicionado virou algo essencial em estabelecimentos comerciais:
Livrando os clientes de altas temperaturas, o aparelho de ar condicionado se tornou um item quase obrigatório para estabelecimentos que querem manter o ambiente climatizado enquanto seus clientes vão às compras. O cliente não fica muito tempo dentro de uma loja que não climatiza o ambiente, fazendo com que o estabelecimento tenha um menor retorno em vendas de seus produtos. Não visando somente os lucros, o uso de equipamentos de climatização pode ajudar a purificar o ar respirado e a tornar agradável até o dia mais quente do ano, proporcionando muito mais bem-estar e conforto.
Estudos sobre soluções de climatização mostram que aparelhos de ar condicionado bem dimensionados e preparados contribuem diretamente em uma ótima qualidade de vida, com diversos benefícios ao organismo das pessoas que utilizam com frequência, mas precisamos tomar cuidados quanto ao seu uso inadequado, pois pode trazer problemas sérios à saúde. Para isso, devemos tomar alguns cuidados básicos:
° Deve-se sempre limpar e substituir os filtros de ar, que servem para reter a maioria das bactérias presentes no ar;
° A cada 6 meses aproximadamente, recomenda-se limpar e higienizar o próprio aparelho de ar condicionado, para combater bactérias e fungos que tentem acumular;
° Em locais públicos, controlar a temperatura média em 24°C, que evita grandes choques térmicos às pessoas que estão sempre de passagem. (Destacamos também que para locais públicos é extremamente importante que a instalação dos climatizadores de ar sejam feitas por empresas especializadas, que fazem estudos técnicos sobre as condições adversas como temperatura, umidade relativa do ar, pressão do ambiente interno, condições sonoras e devidas filtragens para grandes espaços).
É obrigatório instalar um aparelho de ar condicionado com uma empresa do ramo ou posso chamar um profissional de elétrica?
Você pode instalar seu aparelho com profissionais da área, autônomos, técnicos em elétrica residencial, assistência técnica autorizada de determinadas marcas, ou qualquer outra pessoa, desde que tenha o mínimo de conhecimento possível na área, dependendo do valor que estiver disposto a pagar, e da qualidade que espera encontrar no serviço efetuado.
Quando a instalação é feita por profissionais credenciados, todos os fabricantes fornecem garantia, tanto no equipamento (aparelho de ar condicionado) quanto para a instalação dos acessórios necessários para seu funcionamento. Por lei, a garantia mínima sobre qualquer equipamento é de 90 dias a contar da venda (Código de Defesa do Consumidor), mas esse tempo pode ser prolongado dependendo do local onde o aparelho de ar condicionado foi adquirido, seja por vontade do fabricante quanto pela vontade do distribuidor e instalador.
Caso seja feita a instalação do aparelho de ar condicionado por profissionais de outros ramos, certifique-se de que pelo menos a garantia de fábrica do aparelho está sendo entregue no ato da aquisição, para eventuais necessidades.Essa ampliação de garantia varia conforme cada fabricante assim estipular.
Alguns profissionais oferecem garantia somente da instalação, ou seja, o cliente compra o aparelho em qualquer outra loja, e o profissional instala. Exija sempre a nota fiscal do aparelho, e caso seja á parte, da instalação do equipamento.
Qual a desvantagem de comprar um aparelho de ar condicionado e instalar com profissionais diferentes? Suponhamos que depois de um tempo de uso o aparelho apresente algum defeito, que não venha da instalação do ar condicionado, mas seja defeito de fábrica, e só apareceu após um período de uso. O técnico que fez a instalação do equipamento não vai até sua residência resolver o problema sem custos, pois sua garantia cobre apenas a instalação do aparelho de ar condicionado. Você terá que pagar para que alguém retire o aparelho, para enviar ao distribuidor de onde ele foi adquirido ou uma assistência técnica  autorizada, para ser feita a manutenção, de qualquer peças do kit de ar condicionado (canos, drenagem, fiação, etc.). Resolvido o problema, é necessário pagar um profissional para que volte a instalá-lo no local. Caso o aparelho seja comprado com instalação inclusa, a própria assistência técnica que instalou o ar condicionado irá até o local para fazer a manutenção necessária, e nenhuma taxa extra será cobrada.
ar condicionado 6000 btus
Qual o melhor jeito de fazer a limpeza do ar condicionado?
Mesmo com inúmeras vantagens, o sistema de ar condicionado pode trazer problemas à saúde se não tomarmos alguns cuidados básicos. Quando acumula por muito tempo sujeira no filtro e nas partes internas do aparelho de ar condicionado, podem aparecer diversas complicações alérgicas às pessoas que respiram o ar que passa por seu sistema, entre elas rinite, sinusite e propagação de fungos.
Além dos temidos fungos e bactérias, deixar de limpar os aparelhos de ar condicionado podem prejudicar o correto funcionamento, como perda de refrigeração, gastos extras no consumo de energia, e gerando até ruídos indesejáveis.
A melhor maneira para limpar o aparelho de ar condicionado é a seguinte: Retire-o da tomada para evitar choque elétrico e danos ao aparelho; Limpe o painel frontal com um pano seco e macio; retire o filtro de ar que fica na parte interna para tirar a sujeira acumulada (Obs: o filtro deve ser limpo separadamente do aparelho de ar condicionado, evitando que a sujeira que nele se encontra passe para outras partes do aparelho e circulem quando for ligado novamente); Para limpar o filtro, pode ser utilizado um pouco de água morna, com detergente neutro, ou sugar o excesso de sujeira com um aspirador de pó comum; Plugue novamente o filtro ao aparelho de ar condicionado quando estiver devidamente seco e limpo. Essa limpeza aplica-se à aparelhos de ar condicionado portátil e aparelhos de ar condicionado de parede.
Geralmente, os fabricantes de aparelho de ar condicionado recomendam que a limpeza seja feita por profissionais técnicos autorizados, e que ocorra pelo menos uma vez a cada seis meses.
As empresas de refrigeração industrial e residencial costumam realizar a limpeza dos aparelhos de ar condicionado direto no local onde está instalado, sem necessidade de retirar e levar à uma assistência. Os resíduos são recolhidos em uma bolsa de coleta de sujeira, e descartados sem possibilidade de voltar ao ambiente.
ar condicionado 12000 btus frio
Pode ser utilizado algum tipo de gás ecológico?
O gás refrigerante comum nos aparelhos de ar condicionado pode sim ser substituído por gás ecológico quando for realizada a reposição de gás do equipamento de refrigeração, desde que adquirido em empresas certificadas, comprometidas com práticas sustentáveis ao meio ambiente. Gás ecológico não contém clorofluorcarboneto (CFC), não são tóxicos e nem inflamáveis, além de proporcionar um funcionamento mais silencioso ao ambiente durante o uso do aparelho de refrigeração.


Qual é o melhor ar condicionado do tipo janela de 10.000 btus atualmente com preços acessíveis?
De acordo com alguns clientes e pesquisas internas, o modelo que está se destacando ultimamente é o seguinte:
Ar Condicionado Consul 10.000 BTU/H 110V Frio Mecânico
SELO PROCEL - DISPENSA MOLDURA
Características
Capacidade: 10.000 Btu/h.
Dimensões (AxLxP): 38,5cm x 54cm x 54,7cm.
Peso: 29kg.
Cor: Branco.
Voltagem: 110V.
Tipo de condicionador: Janela.
Ciclo de ar: Frio.
Filtro: Filtro de proteção ativa.
Modelo: Mecânico. Sem controle remoto.
Compressor: Rotativo.
Saída de ar: Dupla.
Potência: 971W.
Vazão de ar: 530m3/h.
Classificação energética: Selo Procel. Selo A na classificação do Inmetro.
Garantia de 1 ano para defeitos de fabricação e material.
Diferenciais
Silencioso - O compressor rotativo proporciona baixos níveis de ruído.
Classificação A em consumo de energia - Mais economia para o seu bolso.
Dupla saída regulável de ar - Distribui melhor o ar em todo ambiente.
Painel dispensa moldura - Instalação prática com acabamento diferenciado.
Filtro de proteção ativada.
1- Verifique a capacidade adequada para o aparelho: Verifique se a capacidade de refrigeração KW (BTU/h) do seu ar condicionado é adequada ao ambiente onde será instalado.
2- Instruções para instalação:
A instalação pode ser realizada na parede, janela ou vitrô.
Instale o produto a uma altura de 1,5m a 1,8m em relação ao piso.
Mantenha sempre um afastamento de, no mínimo, 50cm de qualquer canto do ambiente.
Verifique se a tomada onde o produto será instalado tem o novo padrão de plugue, segundo o Inmetro.
Verifique se a tensão da rede elétrica no local de instalação é a mesma indicada na etiqueta no cabo de alimentação do seu ar condicionado.
ar condicionado comprar
Dicas de uso dos aparelhos de sistema de ar condicionado:
Feche sempre as portas e janelas do ambiente. Para manter o ambiente climatizado, evite ao máximo a abertura de portas e janelas sem necessidade durante o funcionamento do produto. Para melhorar a distribuição do ar no ambiente, ajuste as aletas de saída de ar para os locais de maior utilização. Se quiser resfriar o ambiente, sempre direcione o ar para cima e, se quiser aquecer, direcione o ar para baixo (nos casos de modelos com a opção de aquecimento). Evite a luz direta do sol no aparelho de ar condicionado interno, mantendo as persianas ou cortinas fechadas, evitando que a luz do sol entre diretamente no ambiente. Leve sempre em conta que quanto maior a temperatura do ambiente, maior o consumo de energia.





ar condicionado comercial
Como funciona o ar condicionado?
Com o mesmo princípio de como nos sentimos em uma noite de verão ou uma noite de inverno, em que a umidade relativa do ar está diferente, e nos causa sensações térmicas opostas, o aparelho de ar condicionado trabalha retirando umidade do ar, e tornando-o mais frio, pois o calor incide nas particulas de água presentes no ar, causando as sensações térmicas mais elevadas.
ar condicionado de janela electrolux
O que é BTU do aparelho de ar condicionado?
British Temperature Unity ou Unidade de potência em inglês, que serve para determinar a potência de refrigeração do aparelho de ar condicionado. Quanto maior o número, mais potente, e vice-versa. Para saber a quantidade certa de BTU na hora de adquirir um aparelho de refrigeração de ar, é necessário analisar: Incidência do sol no local onde ficará o aparelho; Altura do ambiente; Quantidade de usuários que circularão pelo ambiente diariamente; Quantidade de equipamentos eletrônicos e lâmpadas que estarão presentes no mesmo ambiente.




ar condicionado 24000
Como utilizar o ar condicionado sem prejudicar a saúde:
Nos dias de altas temperaturas, só um aparelho de ar-condicionado pode aliviar o calor. Quando é possível, tentamos ficar praticamente o dia todo refrescados pelo ar gelado, seja em casa, no trabalho ou no carro. Até mesmo quando não percebemos, em nossas tarefas do dia-a-dia, estamos entrando e saindo de lojas e estabelecimentos que proporcionam climatização dos ambientes. Algumas vezes, sentimos que essa exposição excessiva está nos prejudicando, quando sentimos problemas na garganta, espirros, rinite, sinusite e tosses. Não podemos culpar o ar condicionado por esses fatores, mas sim a falta de manutenção periódica do aparelho, e suas limpezas frequentes, para evitar o acumulo de bactérias presentes no ar. Faça sempre a correta limpeza e manutenção dos equipamentos e filtros, para aproveitar ao máximo o conforto que o aparelho de ar condicionado proporciona, e trocar uma exposição calorosa ao sol por uma harmoniosa porém saudável refrescância para seu corpo.
ar condicionado springer 12000
Qual a função dos filtros no ar-condicionado?
O filtro de ar-condicionado não é responsável por remover poluentes como poeira, fumaça e alguns micro-organismos no ar que circula pelo aparelho. São formados por uma malha de trançados minúsculos de fios de nylon ou fio metálico, que segura partículas presentes no ar enquanto ele é sugado pelo aparelho de ar condicionado. Caso seja para um uso mais constante, pode ser comprado com os fabricantes de ar condicionado um filtro especial, de modelo Hepa, usados também para aspiradores de pó, e mais eficientes na limpeza dos poluentes do ar.


ar condicionado electrolux 9000
Qual ar condicionado comprar?
Ar Condicionado é um equipamento destinado a climatizar o ar em um ambiente fechado, controlando sua temperatura e umidade.
Para escolher bem qual aparelho comprar, é bom avaliar alguns pontos determinantes para sua escolha, que são:
° Definir o tipo do ar condicionado;
° Calcular a capacidade de BTUS necessária para o ambiente;
° Definir o modelo do aparelho de ar condicionado a ser utilizado.
Tipos de aparelhos de ar:
Janela ou parede - São os mais populares e financeiramente acessíveis. São instalados embutidos na própria parede do recinto, para receber o ar que vem do ambiente externo, climatizá-lo, e inserí-lo no ambiente interno, renovando o ar. Trabalham com o auxílio de controle remoto, ou botões no próprio aparelho, para aumentar ou diminuir a temperatura.
Split - Cada vez ganhando mais espaço no mercado, é um modelo formado por duas partes, a condensadora e a evaporadora (Condensadora é onde fica o compressor do aparelho, e evaporadora onde o ar é enviado para o ambiente, sendo quente ou frio). As duas unidades são ligadas por dutos de cobre, e tem a vantagem de ter um baixo nível de ruídos, pois a parte condensadora com o compressor fica na parte externa do ambiente climatizado. Todos os modelos Split possuem controle remoto para controlar suas funções. São utilizados tanto em residências como em locais comerciais, e necessitam de um profissional técnico para fazer a correta instalação do aparelho de ar condicionado.
Variáveis - Um modelo mais recente de ar projetado, que pode ser instalado sob quaisquer circunstâncias, entre umidade de parede, de teto, e vapor tipo duto. Pode ser instalada somente uma unidade externa condensadora, interligada á diversos ambientes diferentes, cada qual com controle remoto que controla sua temperatura individualmente.
Portátil - Práticos para fazer a climatização, e sem necessidade de instalação do aparelho. A diferença é que não faz a mesma climatização dos outros aparelhos, pois o ar não circula entre os ambientes interno e externo, e fica sempre no mesmo recinto.
Calculando a capacidade necessária para o ambiente:
Verifique a incidência de sol do local onde ficará o aparelho de ar condicionado;
Verifique a altura do ambiente, para que tenha uma atuação simultânea em partes mais altas e mais baixas;
Verifique a quantidade de pessoas que vai circular diariamente pelo local onde será instalado o aparelho de ar;
Verifique a quantidade de lâmpadas e equipamentos eletrônicos que serão ligados no mesmo recinto.

ar split promoção
Abaixo os modelos mais comuns de aparelho de ar condicionado.
Para o ar condicionado de Janela ou Parede:
Ar Condicionado Janela DUO BRANCO Manual 10.000 Btus QCA108BBB 110 Volts - Springer
Ar Condicionado Janela DUO BRANCO Manual 10.000 Btus QCA108BBB 110 Volts – Springer
Para o ar condicionado Split:
Hi Wall - Modelo residencial e para pequenos estabelecimentos.
Ar Condicionado Split Garden Hi Wall 9.000 Btus GWC09MAD1 220 Volts - Gree
Ar Condicionado Split Garden Hi Wall 9.000 Btus GWC09MAD1 220 Volts – Gree
Piso Teto - Pode ser instalado no piso ou no teto e tem alto desempenho para refrigeração.
Ar Condicionado Split Piso Teto 24.000 Btus GST24-22LE 220 Volts - Gree
Ar Condicionado Split Piso Teto 24.000 Btus GST24-22LE 220 Volts – Gree
Cassete - Com distribuição uniforme do ar para dois, três ou quatro lados do ambiente por meio de defletores laterais. A sua instalação pode ser no teto ou no forro rebaixado.
Ar Condicionado Split Cassete 42.000 Btus GSK41-22LA 220 Volts 3 Fases - Gree
Ar Condicionado Split Cassete 42.000 Btus GSK41-22LA 220 Volts 3 Fases – Gree
Bi Split - Similar a um Hi Wall, porém duas unidades evaporadoras ou internas são ligadas a somente uma unidade condensadora ou externa.
Ar Condicionado Bi Split 18000 Btus 2x9.000 220 Volts - Springer
Ar Condicionado Bi Split 18000 Btus 2×9.000 220 Volts – Springer

melhor ar condicionado janela
Instalando o Aparelho de Ar condicionado

Para ar condicionados tipo Janela ou Parede, não é necessário contratação de técnico credenciado para realizar a instalação.
No caso de ar condicionado tipo Split, é essencial a contratação de um técnico credenciado da marca fabricante para a instalação do produto.  Só assim você mantém a garantia fornecida pela fabricante para seu aparelho. Instalações com técnicos não credenciados acarretam na perda da garantia do seu ar condicionado.
A melhor fase para solicitar a instalação é antes da finalização das obras do local, pois a passagem dos dutos geralmente envolve parte elétrica e mudanças estruturais pequenas.
A maioria das residências possui tomadas com 110 Volts, e os modelos split necessitam de no mínimo 220 volts. O técnico credenciado realizará a instalação do sistema de climatização, e a mão de obra referente á alteração de alvenaria é de responsabilidade do cliente. Garanta um pedreiro de confiança para assessorar a instalação. Não coloque a unidade condensadora ou externa em locais fechados, de difícil ventilação. Não obstrua a passagem do ar nas saídas da unidade evaporadora ou interna com cortinas ou outros objetos.
ar condicionado janela 12000 btus
Fazer uma manutenção preventiva periodicamente:
Após efetivar a compra e instalação do aparelho de ar condicionado, é comum o consumidor pensar que o processo acabou. É necessário ter consciência que o ar condicionado precisa ser higienizado e revisado periodicamente por um técnico. Só a correta manutenção e higienização periódica garante um bom funcionamento e uma boa qualidade do ar que irá circular pelo aparelho no dia-a-dia.

Precauções com o ar condicionado:
Como já dissemos anteriormente, para aliviar o calor, muita gente recorre aos sistemas condicionadores de ar. Realmente, eles refrescam e até chegam a gelar o ambiente, mas sem os devidos cuidados, esses aparelhos podem trazer complicações para a saúde e agravar o quadro de doenças respiratórias.
Uma das funções do nosso nariz é filtrar, aquecer e umidificar o ar que respiramos, para que ele chegue ao pulmão de forma agradável. O ar condicionado, no entanto, tem justamente o objetivo inverso: ele esfria e retira a umidade do ar ambiente. Com isso, quem utiliza aparelhos condicionadores de ar durante muitas horas pode sofrer com o ressecamento das vias respiratórias e, consequentemente, sentir dificuldade e desconforto para respirar, além de outros sintomas como tosse, garganta seca e irritação no nariz.
Se não for higienizado adequadamente, o ar-condicionado pode provocar e agravar doenças como resfriados, pneumonias, conjuntivites, rinites, asma e alergias respiratórias. O filtro do ar condicionado é um dos componentes mais importantes do aparelho como um todo. Tanto o filtro quanto o duto dos aparelhos acumulam impurezas existentes no ambiente, fazendo com que o ar circule contaminado de bactérias, ácaros, fungos e até mesmo pelos de animais. Por isso, é essencial que a manutenção do equipamento de ar seja realizada frequentemente, com a limpeza do filtro e dos dutos internos do aparelho, conforme as recomendações do fabricante. Para minimizar os problemas causados pelo ressecamento do ar uma dica é utilizar recursos que ajudem a umidificar as vias respiratórias. Aplique soro fisiológico sempre que sentir necessidade, e hidrate-se bem ingerindo bastante líquidos.
Em um sistema de climatização fechado de ar condicionado que atende vários ambientes diferentes, pode ocorrer uma contaminação do ar vinda de espirros e tosses. Os outros ambientes interligados também serão contaminados pela circulação do ar. É importante lembrar que os filtros do ar condicionado não têm a função de eliminar os micro-organismos provenientes do espirro, mas sim de proteger o equipamento central.
suporte de ar condicionado
O que pode acontecer com meu ar condicionado em dias de chuva?
Nos dias de chuva muitas pessoas se perguntam sobre a segurança e o desempenho dos aparelhos de ar condicionado, principalmente dos que estão expostos diretamente ao tempo. Mas esses aparelhos são resistentes e capazes de suportar variações de clima, desde que instalados corretamente. Isso porque eles são projetados para que a água da chuva ou a neve não atinjam as peças que possam ser danificadas. Em casos de frio intenso ou até mesmo problemas de funcionamento, o aparelho pode congelar, mas são casos incomuns no Brasil.
Já no caso dos aparelhos de janela é preciso ter um cuidado maior, pois se forem instalados de forma inadequada, em dias de chuvas constantes, a água pode vazar para dentro do ambiente, e aí o problema é maior. O ideal é realizar a instalação do aparelho de janela um pouco inclinado para baixo e usar um selador na parede para fazer o acabamento, para prevenir que a água entre pelas suas laterais. Portanto, não é necessário desligar o aparelho quando começar a chover, ele vai continuar funcionando normalmente. Apenas em casos de tempestades, quando houver risco de quedas de energia ou raios, para se sentir mais tranquilo, desligue, como dica para quaisquer outros equipamentos eletrônicos.
Cuidados com a unidade externa
A saída de ar de uma unidade externa nunca pode ser descarregada na entrada de ar de outro equipamento, pois causará mal funcionamento nos aparelhos.
Não é aconselhado instalar o equipamento de ar condicionado em locais que tenham ventos fortes ou com poeira e umidade em excesso.
Instalar a condensadora em solo irregular com desnível também é uma péssima ideia, comprometendo o funcionamento e vida útil do aparelho. A unidade externa deve estar nivelada e não pode ser instalada em outra posição. Alguns instaladores de ar condicionado não indicam proteção para aparelhos do tipo split, pois eles podem dificultar a saída de ar. Existem vários modelos de protetores externos de ar condicionado, principalmente para os do tipo janela. Para escolher o ideal, vai depender das especificações do local e as normas do estabelecimento onde está instalado.
Umidade excessiva nos ambientes, saiba como solucionar.
A posição dos cômodos de uma casa, o material usado na fabricação, e as condições climáticas da região podem acumular ou espalhar umidade. Ambientes muito úmidos causam sensações como sufoco e falta de ar. É normal sentir um desconforto térmico onde a sensação da temperatura parece que esta acima do que marca na realidade.Com o tempo úmido e chuvoso,  é normal o aparecimento de fungos e mofos nos armários e paredes da casa, principalmente onde há maior acumulo de Umidade do ar.
O que poucos sabem, é que na maioria nos Condicionadores de Ar SPLIT tem uma opção de DESUMIDIFICAÇÃO no próprio aparelho.
Na operação do Controle Remoto dos aparelhos GREE, acionando a tecla MODE, você tem acesso as diversas funcionalidades disponíveis em seu aparelho SPLIT.
Algumas das funções mais encontradas são:
Automático: O equipamento refrigera de acordo com a temperatura e condições do ambiente que se encontra.
Refrigeração: O equipamento refrigera de acordo com a temperatura ou velocidade selecionada.
Desumidificação: Função que reduz a umidade do ar do ambiente no qual o aparelho se encontra.
Ventilação: Somente ventila o ambiente, sem refrigeração e controle de temperatura.
Aquecimento: O equipamento aquece de acordo com a temperatura selecionada.
Quando acionada a opção de desumidificação, aparece um ícone com três pequenas gotas no display do aparelho.
tipos de ar condicionado
Como escolher o ar condicionado de acordo com o tamanho da sala?
Quer instalar um ar condicionado na sua casa? Seria bom um aparelho de ar condicionado para a sala? Mas você sabe como escolher o modelo ideal para você não se arrepender depois?
Existem diferentes tamanhos e modelos de aparelhos, mas precisamos seguir alguns passos para saber o modelo de ar condicionado ideal para seu ambiente desejado. Geralmente, as pessoas preferem os modelos com maior potência de refrigeração (BTU), mas não é somente pela potência que é feita a escolha.
Como definir isso de acordo com o tamanho do cômodo? Calcule a área, pois quanto maior o espaço maior a potência de ar condicionado para solucionar os problemas de temperatura ambiente. Por exemplo, em uma área de 9 metros quadrados, será necessário um aparelho com capacidade de 7.500 BTUs. Em um lugar maior, com 70 metros quadrados aproximadamente, a potência do ar condicionado deve ser de 30.000 BTUs. Geralmente os próprios técnicos ou as lojas especializadas na venda desses aparelhos possuem uma tabela de referência com esses dados mais detalhados. Não compre por deduções para não gastar muito em um aparelho maior do que sua necessidade, nem para adquirir um ar condicionado que seja fraco para o ambiente. Considere o sol e sua incidência no local, pois isso influencia bastante na potência do ar condicionado durante o dia.
Levando em consideração apenas o sol da manhã, é que baseamos os cálculos acima de ambientes de 9 ou 70 metros quadrados. No entanto, se a área de 9 metros quadrados receber o sol da tarde ou do dia inteiro, a capacidade de BTUs aumenta para 9.000. Já na área de 70 metros quadrados, os 30.000 BTUs poderão ser mantidos. A quantidade de pessoas ou aparelhos eletrônicos que terão diariamente o ambiente irão influenciar diretamente na potência do aparelho.
Cada modelo se encaixa melhor com uma necessidade do consumidor. Num ambiente menor, com pouca circulação de pessoas e baixa incidência de luz, dê preferência a aparelhos com baixa potência, que reduzem o consumo de energia, como os modelos Portáteis e os modelos Janela. Se o local for médio, e fluxo de pessoas baixo, é melhor escolher um modelo Split. Se o cômodo for amplo, com muita circulação de pessoas, como uma sala principal, é necessário um modelo mais potente, como o Split Cassete ou o Piso Teto.
comprar ar condicionado
Verifique sempre a voltagem e o consumo de energia:
Quando for comprar o seu aparelho de ar condicionado, preste atenção na voltagem da sua casa e se ela é compatível à do aparelho, para não correr o risco de ligar errado e o aparelho queimar, ou até mesmo ser necessário substituir toda a fiação elétrica que chegue até a tomada. Preocupe-se com  o selo do Inmetro para verificar o consumo do aparelho, se é econômico ou não, e para ter certeza de que foi testado nos mais rigorosos padrões de qualidade.
Um ar condicionado gasta muito energia?
Ar condicionado é um aparelho de consumo alto de energia, mas depende muito da maneira como o aparelho será usado. Tem gente que usa um ar condicionado pra sentir frio no verão e calor no inverno, como se fosse uma troca de estações. Isso tem um alto custo na conta do fim do mês. Porém se o ar condicionado for utilizado apenas para proporcionar uma sensação agradável na temperatura, sem excessos, geralmente entre 22°C e 24°C, o consumo de energia não será tão alto. Lembre-se sempre de manter as portas e janelas do ambiente fechados, para evitar trabalho extra dos refrigeradores de ar, pois quanto mais eles trabalham, mais caro fica sua conta. Ideal tanto para sistema de ar condicionado de carros como de imóveis.
Qual a diferença entre climatizador de ar e ar condicionado?
O aparelho de ar condicionado serve para gelar ou esquentar o ambiente de forma mais eficiente, mas para isso, retira do ar a umidade natural, tornando-o seco quando utilizado na função resfriar.
O climatizador por sua vez faz o inverso, ventilando o ar, e adicionando vapores de água, ou seja ele aumenta a umidade do ar quando colocado na função umidifcar. Isso só serve para o ar frio. Não se deve colocar o climatizador nessa função nos dias de chuva ou em que a umidade relativa do ar está muito alta, pois isso pode causar mofo em ambientes fechados. Em geral, para quem tem problemas respiratórios, o climatizador ajuda bastante, principalmente se tiver a função de ionizador.
É possível realizar a limpeza dos filtros do aparelho de ar condicionado a cada 5 anos?
Os filtros devem ser limpos periodicamente, de acordo com a quantidade de demanda do aparelho, para extrair impurezas e poeiras do equipamento, e com isso garantir uma melhor qualidade do ar nos próximos usos. O tempo ideal para realizar a manutenção de limpeza varia de acordo com o uso e aparelho, pode ser consultada no manual do produto, mas aconselhamos uma avaliação a cada seis meses de uso constante do ar condicionado. Muito tempo sem efetuar a limpeza prejudica a durabilidade do aparelho e a saúde das pessoas que irão respirar o ar do ambiente.
ar split lg
Como melhorar a performance do ar condicionado? Meu carro está com o ar gelando pouco, o que devo fazer pra melhorar e gelar mais?
O sistema de ar condicionado veicular precisa estar em perfeitas condições para funcionar perfeitamente. Qualquer componente imperfeito causará mau funcionamento do sistema e o conforto será prejudicado.
Verifique os seguintes itens:
Ventoinha do radiador: No seu carro ela tem 2 velocidades e quando o ar é acionado ela deve funcionar na velocidade mais alta. Verifique se o segundo estágio está funcionando. Tem um relé que aciona esta velocidade mais alta e quem comanda este relé é o "pressostato de alta", que fica na linha de alta pressão do sistema frigorífico. Verifique o relé e o pressostato de alta;
Carga de refrigerante: Você deve levar o seu veículo em uma empresa especializada para que a carga de freon seja verificada e completada até os níveis corretos. No compartimento do motor tem uma plaquinha na qual está assinalada a quantidade correta de gás freon a ser colocado no sistema.
Seu carro tem ar quente também? Então tem um botão que aciona o aquecimento, que é feito através da passagem de água quente do radiador por uma serpentina que fica dentro do painel. A passagem da água quente é liberada quando você gira o botão, e isso faz abrir um válvula de passagem de água, deixando a água circular pela serpentina. As vezes, esta válvula não está fechando por completo, e assim fica circulando água quente na serpentina de aquecimento, fazendo conflito com o ar frio que sai da serpentina de resfriamento, resultando no mau funcionamento do ar condicionado. Somente o mecânico especializado em ar condicionado poderá verificar se está
ocorrendo a passagem indevida de água quente, e se isso estiver acontecendo, você deve trocar a válvula de controle do aquecimento;
Motor da ventoinha do radiador: Ele tem que girar livremente, sem esforço, pois ele é o responsável pelo "resfriamento" do gás freon. Se ele estiver fazendo ruído, ou girando com dificuldade, troque-o imediatamente para não agravar os problemas.
Válvula restritora: Se ela estiver entupida o rendimento do sistema será prejudicado;
conserto ar condicionado
Explicação técnica de como o sistema funciona:
O compressor de ar condicionado é acionado diretamente pelo motor, através de correias;
A polia que fica acoplada ao compressor, tem uma bobina magnética interna, que quando acionamos o botão de refrigerar, acopla o eixo do compressor, que passa a comprimir o gás freon;
O gás então passa pelo condensador, e chega na pressão de 200 libras, com temperatura de 80 graus;
Ao passar pelo condensador, o ar da ventoinha esfria o gás até uns 40-45 graus e é liberado do condensador, indo para a válvula restritora, onde passa por um orifício calibrado e sai do outro lado na pressão de 50 libras já com a temperatura de 0°C.
Nesta condição ( baixa pressão e baixa temperatura) o gás entra na serpentina interna do painel e troca calor com o ar da cabine, que deve ser insuflado pelas aberturas do painel na temperatura de 5°C aproximadamente.
Finalmente o gás retorna ao compressor e o processo se repete. Se estiver tudo nos conformes, leva uma média de 10 minutos para que o carro fique com sensação térmica de gelado.
Fico com uma dificuldade pra respirar fundo se estiver muito forte o ar condicionado, e não me sinto bem. O que pode ser?
Você Sabia que seu corpo reage a temperatura do ambiente onde vc está?
Se por exemplo a temperatura de seu local de trabalho sempre foi de 25°C, e você sai e entra toda hora na sala com essa temperatura, seu corpo tenta se adaptar para a temperatura maior e menos a todo momento de transição, e pode dar essas sensações ruins. Caso não seja esse o motivo, outra hipótese pode ser por causa da limpeza e manutenção do aparelho de ar condicionado que você utiliza, como mencionamos em outros tópicos do site.
Quem pode determinar e dar certeza sobre essa situação é um técnico de ar condicionado (caso não seja a primeira hipótese, de entrar e sair do ambiente o tempo todo).
ar condicionado split em oferta
Ar condicionado veicular funciona com consumo da bateria ou da gasolina ?
O ar condicionado veicular, partindo do princípio de que o fluido refrigerante utilizado apresenta características físico-químicas específicas, tendo sua aplicação limitada a sistemas de refrigeração e climatização. Esse fluido, erroneamente chamado de gás, muda de estado físico, passando do estado gasoso para líquido e do líquido para o gasoso, de acordo com as condições de pressão e temperatura do sistema. Atualmente, utiliza-se o fluido refrigerante R134-A tido como ecológico por não afetar a camada de ozônio, em substituição ao fluido R12.
Para que o fluido circule pelo sistema é necessário utilizar um compressor. Esse dispositivo está fixado por um suporte ao lado do motor do veículo e ligado a ele através de um sistema de polia e correia. Uma vez acionado, o compressor gera uma diferença de pressão no sistema aspirando e comprimindo o fluido constantemente, elevando sua temperatura e pressão.
Após a compressão, o fluido ainda no estado gasoso, é direcionado através de tubulações de alumínio para o Condensador que é uma espécie de trocador de calor localizado na dianteira do veículo, à frente do radiador do motor. Essa posição privilegiada permite uma eficaz troca térmica com o ar, retirando calor do fluido refrigerante, baixando assim sua temperatura.
Ao sair do Condensador o fluido agora no estado líquido, mas ainda sob elevada pressão, passa por um filtro chamado de “Filtro secador” cuja função é reter partículas de impureza, impedindo que as mesmas danifiquem outros componentes do sistema, além de absorver a umidade presente no fluido.
Uma vez limpo, o fluido, ainda líquido, é direcionado para a válvula de expansão onde ocorre uma brusca variação de pressão e conseqüente queda de temperatura. Essa condição, conhecida como expansão, transforma o fluido em gotículas microscópicas semelhante a névoa de perfume exalada por um desodorante spray.
Dentro do evaporador essa névoa de fluido circula por um caminho tortuoso, formado por pequenos tubos de alumínio curvado. Nesse momento o ventilador do painel do veículo lança uma massa de ar que foi retirada do habitáculo ou do ambiente externo. O ar, por estar mais quente que o fluido, sede parte do seu calor e umidade, transformando o fluido novamente em gás.
Simplificando, consome da potência do motor do carro, forçando o consumo de combustível pelo automóvel, mas consumindo bateria apenas para suas funções eletrônicas como botões do painel e acionamentos de válvulas e termostatos.

ar condicionado vertical
Como um ar condicionado pode receber o selo Procel? Quais os critérios?
Cada equipamento que busca se adequar ao Selo Procel é submetido a testes em laboratórios indicados pela Eletrobrás, nos quais são pré-estabelecidos alguns índices de consumo e desempenho para cada categoria de equipamento, como no caso, o aparelho de ar condicionado. Apenas os produtos que atingem esses índices são liberados para atuar com o Selo Procel. Além de contribuir para o consumo consciente e sustentável de energia, você também vai economizar na conta de luz.
Dormir com o ar condicionado ligado faz mal?
Não, desde que não seja uma temperatura exageradamente fria ou quente. A temperatura média ideal é de cerca de 24°C, para que o corpo humano não sinta mudanças drásticas no decorrer da noite.
O sistema de ar condicionado pode piorar a qualidade do ar?
Não. Os condicionadores de ar mais modernos utilizam filtros anti-mofo e antibactéria que fazem com que a qualidade do ar até melhore.

ar condicionado 12
O ar condicionado pode prejudicar as pessoas que possuem problemas respiratórios?
O ar condicionado em si não. O ar condicionado pode ajudar nesse sentido, pois alguns aparelhos contam com filtros que podem reter até 99,9% das impurezas do ar. A falta de manutenção preventiva quanto á limpeza e higienização do equipamento que é prejudicial para essas pessoas.
Para circular melhor mesmo o ar ambiente, podemos deixar portas e janelas abertas enquanto deixamos o ar condicionado ligado?
Não. Isso prejudica a qualidade do ar, pois já vinha sendo filtrado pelo aparelho, e ficou misturando com ar novo de fora do ambiente, forçando o aparelho a trabalhar mais, consumir mais energia, e perdendo suas funções principais, de filtrar o ar e manter a temperatura.
ar condicionado split lg
Algumas das funções básicas de um aparelho de ar condicionado:
Desumidificação: Com a tecla Dry do aparelho ligada, a desumidificação faz com que o ar-condicionado retire a umidade excessiva do ar enquanto refrigera o ambiente.
Auto Limpeza: Função do ar-condicionado que acaba com o acúmulo de umidade e poeira, limpando e purificando.
Jet Cool: Chamada de função turbo, é capaz de resfriar mais rapidamente o ambiente em poucos minutos.
Stand By: Permite que o aparelho fique aguardando em modo de espera quando não estiver sendo utilizado sem que seja necessário desligá-lo, para não ter que ligar e desligar o aparelho de ar diversas vezes, e aumentando assim sua durabilidade.
Swing: Distribui o ar de forma igual ao ambiente, através do posicionamento das aletas do aparelho, deixando a temperatura do ambiente proporcional.
Timer: grava previamente um período de funcionamento, para que o aparelho de ar-condicionado ligue ou desligue sozinho nos períodos programados.
Sleep: programação feita para que o aparelho de ar condicionado regule sua temperatura no decorrer da noite, e desligue caso ajustado, no horário adequado em que não se faz mais necessário seu uso no ambiente.
Como economizar dinheiro nas contas de luz com um aparelho split de ar condicionado?
Para entender bem o funcionamento de um aparelho de ar condicionado split é necessário primeiro entender os princípios sobre ar condicionado e as reais necessidades do aparelho no nosso cotidiano. Quando as temperaturas fogem ao nível razoável, é necessário alterar os excessos da natureza e domesticar o clima. Este trabalho é feito condicionando o ar em torno do ambiente fechado.
Os condicionadores de ar existem em vários tamanhos e modelos, com as mais diversas capacidades de refrigeração. O preço do equipamento varia de acordo com o modelo e a necessidade do local. Além dos modelos que vemos sempre de janela, existem os condicionadores de ar split, mas seus princípios básicos são os mesmos de todos.
O ar condicionado split tornou-se popular porque baixa os custos e os ruídos dentro do ambiente. Já do lado de fora, o barulho aumenta consideravelmente. Recebe esse nome de split porque os lados quentes e frios ficam separados, para ter um melhor funcionamento e com maior capacidade. Bobinas e compressores maiores agora podem ser acomodados do lado de fora separadamente.
Não existe nenhuma outra diferença entre um ar condicionado convencional e um ar condicionado split. Este sistema não é o mais adequado para grandes edifícios ou galerias com muitos ambientes. Os novos modelos de ar condicionado split com aquecedor interno permitem o controle do ambiente em áreas pequenas. Ele vem com um gás refrigerante freon que se espalha por entre as peças do aparelho para dissipar as temperaturas. Seus itens foram planejados para facilitar na hora da instalação. A facilidade de utilização por controle remoto, e seu filtro lavável são detalhes que ajudam na hora da escolha do aparelho split. É Compacto, silencioso e econômico.
Muitos consumidores optam por um modelo de ar condicionado split, mas tem medo do gasto mensal que terá na conta de luz. Existem modelos muito econômicos, que estão disponíveis no mercado, feitos pensando na economia de energia. Para escolher certo, primeiramente escolha um modelo que tenha os selos de economia de energia Procel, para ter certeza de que o equipamento passou por testes juntamente a outros do mesmo segmento, e sua eficiência foi testada. Meça o local adequadamente, calcule quantas pessoas irão circular pelo ambiente, veja se existem outros aparelhos que aqueçam de alguma forma o ambiente por estarem ligados, e dentro desses parâmetros, encontre o aparelho de ar condicionado que proporcione a melhor potência, sem exageros. Caso o aparelho seja instalado em locais externos ao ambiente, tenha certeza de que fique em um lugar aberto, com boa circulação de ar, que suas saídas de ar não fiquem obstruídas, e que o sol não incida diretamente dentro do ambiente desejado. Instale o aparelho de ar com condições para que o ar circule bem por entre os móveis ou cantos da casa, e confira se o termostato está programado adequadamente. Se você vai utilizar o ar-condicionado por períodos maiores e frequentes, escolha um equipamento que tenha a tecnologia Inverter, pois ela serve para que o aparelho não desligue sozinho quando o ambiente já atingiu a temperatura programada,evitando que o motor ligue e desligue por diversas vezes, o que força o uso do aparelho e aumenta o consumo de energia.
O condicionador de ar split, tem inúmeras vantagens para ser um bom investimento.

inverter 12000
Ar condicionado veicular consome muito combustível?
Primeiro voce precisa entender como o ar condicionado do carro funciona: O compressor do sistema é acionado através de polias e correias ligadas diretamente ao motor do seu carro. Ou seja, consome cerca de 3HP da potência instantânea gerada pelo motor. Parece pouco, mas  para um motor pequeno de 60 / 70 HP isso é o equivalente á 5% da potência potência máxima gerada.
Dá para sentir a diferença em uma subida. Sem o ar condicionado ligado, o carro sobe mais rápido e com maior potência. Em alguns modelos de carro não tão recentes, era necessário desligar o sistema de ar condicionado para que o carro pudesse concluir a subida.
Então, com o ar condicionado funcionando o carro fica um pouco mais forçoso para andar, e voce precisa apertar um pouco mais o acelerador. É nesse ponto que o consumo de combustível consequentemente aumenta.
O aumento de consumo de combustível será de 10 a 15%, dependendo do uso do carro, mas percebe-se mais na cidade e menos na estrada, pois na estrada você estará andando numa velocidade constante sem alterações no giro do motor.
instalação ar condicionado
Dúvida sobre instalação de aparelho ar condicionado de janela:
Foi instalado um sistema de ar condicionado de janela na minha casa, de 7.500 btus. Haviam somente dois disjuntores bipolares no quadro de luz. Um de 50A para o chuveiro e um de 25A para o restante da residência. O cara simplesmente trocou esse de 25A por um de 40A. Segundo vi no manual técnico do ar condicionado, ele deveria ter instalado um par de disjuntores de 10A separados do restante, exclusivos para o ar condicionado. Será que corre algum risco a instalação elétrica da minha casa, pois o ar condicionado pode puxar muita energia e aquecer os fios?
Disjuntor de 25A para: geladeira, note, cd e TV. Como esse disjuntor não protegeria fio de 2,5mm², pois o fio tem capacidade máxima de corrente de 24A. Suponhamos que o fio do quadro de luz da sua residência tenha fios de 4mm. Pra proteger esse fio que tem capacidade máxima de 32A, seria necessário um par de disjuntores abaixo dos 32A, geralmente sendo os de 25A mesmo. Disjuntor de 40A protegeria fio de 6mm².
Se o seu fio for de 4mm² você corre o risco de sobreaquecimento desses fios, já que o disjuntor não atuará quando a corrente superar os 32A que ele aguenta. Sua conta de energia aumentará um pouco, e os fios sofrerão desgaste com o uso contínuo.
Sem o circuito especifico com disjuntor de 10A, o ar condicionado está desprotegido. Se der algum problema e ele exigir corrente acima de 10A, ele vai ter essa corrente disponível e corre o risco de queimar. Se estivesse com o disjuntor de 10A, desarmaria, protegendo o ar condicionado.
Nunca faça ligações de nada que tenha motor (geladeira ou ar condicionado) no mesmo circuito de eletrônicos em geral (computador note cd player TV).
Se seu ar condicionado for de 127V e sua residência operar com sistema bifásico, troque por um de 220V que a corrente cai pela metade, sem perder a potência do aparelho de ar condicionado.
Comprei um ar condicionado de 7500 BTU, e ele passou a funcionar de maneira irregular. Ao ligar na energia, o aparelho funciona normal por uns 20 minutos, com o compressor atuando e o ambiente ficando mais gelado, e depois disso o compressor desliga e somente atua o ventilador interno. Qual reparo deve ser feito no meu aparelho de ar condicionado?
Primeiramente, limpe o filtro, verifique se o radiador de calor na traseira do ar está muito sujo ou se está amassado. Muitos amassados no radiador traseiro impedem o correto funcionamento do sistema, e ocasionam alguns conflitos no aparelho, pois seu calor não é dissipado da maneira certa. Pode haver também algum vazamento na tubulação, o que causaria uma baixa pressão do gás. Verifique o termostato, se não está falhando ou com mau funcionamento. Pode ser uma falha, mau contato ou simplesmente o compressor com defeitos. Se o sensor de temperatura na saída do ar, logo atrás do filtro, estiver mau posicionado ou com defeito, esse defeito também pode ocorrer. São situações que podem ocorrer após algumas vezes em que o aparelho de ar condicionado é limpo, ou seu filtro seja trocado. Mau contato elétrico gera aquecimento e possíveis falhas elétricas em qualquer equipamento. O filtro separador de gás e óleo pode não estar tão eficiente. Verifique os capacitores de acionamento do motor do compressor de ar, o relé térmico central, o centelhador e suas conexões, para que não fique zinabre acumulado.
Enfim, para qualquer dessas possibilidades, é preciso ter um conhecimento mínimo no assunto. Deixe para um profissional da área caso ainda lhe falte alguma base de informações. Os técnicos de ar condicionado resolvem esses problemas diretamente no local, e vão direto ao ponto, sem perda de tempo.

ar condicionado split em promoção
Existe Ar condicionado split 110v? Gasta mais energia do que o modelo 220v, caso exista?
A diferença entre ser 110V ou 220V influencia apenas no momento da instalação e da aquisição do aparelho. Existem aparelhos de 110v ou 220v de qualquer modelo. O consumo e o valor pago mensalmente a Empresa distribuidora de energia elétrica é o mesmo.
Ventilador ou ar-condicionado? Qual compensa mais?
O custo de cada um também está ligado aos seus benefícios. Um ventilador não faz o serviço de um ar condicionado. Ele é mais simples, portátil, e posso levar para onde eu quiser, como não consigo com a grande maioria dos aparelhos de ar condicionado convencionais.
O ar condicionado consome mais energia porque faz um trabalho muito maior do que girar e espalhar o ar do ambiente. Ambientes de pouco uso devem optar por ventilador, e ambientes de maior circulação ou utilização diária já devem dar preferência por aparelhos modernos de ar condicionado.
ar condicionado 21000 btus
Por que o ar condicionado faz mal?
Lembre-se principalmente de uma coisa: Pode sim fazer mal á saúde, porém não é culpa do aparelho de ar condicionado, e sim do seu mau uso ou da falta de higienização correta do aparelho.
O ar condicionado e suas funções podem ir de encontro ao sistema imunológico do corpo humano. Basta saber usá-lo com consciência.
Funções: diminuir a umidade do ar ambiente; diminuir a temperatura do ar respirado; acumular ácaros, fungos e até algumas bactérias bem perigosas no seu filtro conforme o uso. Por isso é essencial, e sempre lembramos que é necessária uma limpeza e higienização de ar condicionado com certa frequência, para evitar que se acumule sujeira, e volte a circular no sistema de ar.
A diminuição da umidade do ar pode ressecar as nossas mucosas, que levam o ar até os alvéolos. Como já foi mencionado em outra resposta, isso faz com que o muco que é produzido nestas mucosas fique mais espesso. O muco é importante para podermos eliminar as impurezas que o ar contem. Essas sujeiras ficam grudadas nele e eliminadas do pulmão. Quanto mais espesso, mais difícil de ser eliminado, e com isso acaba se acumulando no pulmão, junto com a sujeira. Isso é pior para quem fuma ou já tem alguma doença respiratória.
Aparelho de climatização de ar é ótimo para diminuir a temperatura do ar. Só não podemos exagerar nessa temperatura e deixar o ar muito frio. O ar frio inibe o mecanismo que transporta o muco, e com isso dificulta a expulsão deste. Mas em temperaturas ambientes superiores á 20°C isso não é tão importante.
Os filtros de ar acumulam tudo o que é filtrado. Quanto mais tempo demorar a substituição dos filtros, mais ácaros, fungos e bactérias estarão presos em seu sistema de ar condicionado. A partir de um certo ponto os filtros deixam de filtrar e passam a fornecer a sujeira para o ar que é expulso. Claro que os alérgicos e pessoas com doenças respiratórias sofrem mais e estão mais vulneráveis á essa exposição.
Sugestões de como proceder nesses casos:
Utilizar toalhas molhadas, vasilhas de água e umidificadores no ambiente, quando o ar condicionado estiver ressecando muito o ar. Vasilhas de água e umidificadores devem ser limpos diariamente para não armazenar fungos. Existem aparelhos que medem a umidade do ar ambiente.
Não exagere no quão frio seu ar condicionado funcionará. O objetivo é diminuir a temperatura sem exageros. Temperaturas em torno de 24°C são consideradas ideais para o nosso organismo. Não adianta usar cobertores para se aquecer a noite com o o ar condicionado ligado de forma exagerada. Alguns aparelhos de ar condicionado tem em seu sistema termômetros digitais que registram a temperatura mínima e máxima para ver se o ar condicionado está num ponto ideal de regulagem.
Revisão do aparelho e limpeza periódicas devem ser rigorosamente mantidas. Muitas pessoas fixam uma etiqueta no aparelho com a data da próxima manutenção e higienização do aparelho de ar condicionado ou climatizador de ar em geral.
ar condicionado para casa
Ar condicionado e climatizador, quais as principais diferenças?
Em épocas de altas e baixas temperaturas, as pessoas começam a procurar opções para deixar os ambientes com um clima mais mediano. Isso em tempos de maior frio ou de maior calor.
O ar condicionado já é um aparelho que ganha bastante espaço em muitas casas e empresas para aliviar o calor no nosso país tropical. O climatizador surgiu com uma proposta parecida, tentando ser mais prático e econômico. Esses equipamentos não funcionam da mesma forma.Existem várias diferenças entre ar condicionado e climatizador. Ambos tem qualidades, e apresentam vantagens e desvantagens. Climatizadores conseguem reduzir a temperatura e melhorar a qualidade do ar, porém não conseguem resfriar um ambiente de forma tão potente quanto um ar condicionado. Já o ar condicionado, resfria o ambiente mas resseca o ar, e precisa de um ambiente totalmente fechado para funcionar perfeitamente.

O ar condicionado resolve quando é preciso aliviar o calor, pois tem um sistema que possibilita a troca do ar quente pelo refrigerado. Funciona bem para ambientes de qualquer tamanho, desde que analisada a potência ideal do aparelho na hora da compra.
Para cômodos pequenos, um aparelho de até 9.000 BTUs é suficiente. Uma qualidade é a possibilidade de controlar a temperatura,com um ajuste preciso em seu termostato.
Existem aparelhos de ar condicionado convencional, e existem modelos de parede (split), que são mais econômicos. Esses modelos apresentam recursos mais modernos, como filtros que eliminam ácaros e fungos. Sua instalação é um pouco trabalhosa, e é aconselhada para técnicos e instaladores profissionais de aparelhos de ar condicionado.


ar condicionado split usado
Climatizador de ar:
O climatizador funciona como um ventilador, mas possui um reservatório de água que esguicha como uma nuvem de vapores a água pelo ar quando em funcionamento, refrescando a temperatura do local pelo uso da umidade.
Além de refrescar, o objetivo do climatizador é melhorar a qualidade do ar de um ambiente. Portanto, é uma excelente opção para quem tem problemas respiratórios ou para quem sente muito desconforto com as mudanças no clima.
Como esse equipamento trabalha para melhorar a umidade do ar, seu uso é indicado em cidades e locais com clima mais seco. Não é uma boa opção para cidades com clima muito quente e úmido, uma vez que não é totalmente eficaz para resfriar o ar.
O climatizador de ar é ideal para espaços pequenos, e não precisa fechar o cômodo completamente para mantê-lo ligado. É leve e portátil, podendo ser usado em qualquer lugar. Outro benefício é que consome menos energia do que o ar condicionado comum. Já uma desvantagem é que o uso contínuo do climatizador pode trazer mofo e bolores em ambientes que não tenham uma circulação de ar adequada, pois umidifica em excesso o ambiente se utilizado demais.

Ar Condicionado